A comissão técnica da seleção brasileira de boxe chefiada por João Carlos Soares terá a última oportunidade de definir a equipe que vai representar o país nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A seletiva final da modalidade – a Copa Éder Jofre – começa nesta quarta-feira em Santo André e será realizada até o sábado.
Contudo, vale lembrar que a seleção do Pan é escolhida através da convocação dos treinadores. Por isso, vencer a seletiva em Santo André não significa a classificação automática para a competição no Rio de Janeiro, que acontece de 13 a 29 de julho. "Tenho certeza de que a comissão técnica está com a maioria dos nomes definidos”, disse Manoel da Cruz, técnico de Marcelo Nascimento, o atual titular do Brasil entre os superpesados.
Por sinal, as categorias pesados e superpesados são as que chamam maior atenção nesta próxima competição. Tudo porque elas apresentaram as alterações mais agudas na recente lista divulgada de pré-convocados, feita após o Torneio das Estrelas. O amazonense Cássio Humberto deixou de figurar entre os lutadores de até 91 kg e agora é suplente na categoria de pugilistas com mais de 91 kg.
Já o paulista Gidelson Oliveira fez o caminho oposto. Inicialmente, ele buscou a classificação entre os superpesados. Contudo, disputou o Torneio Independência, na República Dominicana, em uma categoria abaixo e ganhou a medalha de ouro. Por enquanto, ele ocupa a reserva dos lutadores com até 91kg.
Para o técnico de Marcelo Nascimento, que assumiu a titularidade entre os superpesados no final do mês de março, as recentes mudanças de categoria por parte de alguns pugilistas podem ser consideradas normais. “O Pan-americano é um sonho de todos. Quando alguns sentiram que o espaço estava ameaçado, acho que bateu aquele desespero”, disse Manoel da Cruz.
De forma surpreendente, Marcelo Nascimento alcançou a titularidade da equipe brasileira após a vitória no Torneio das Estrelas. Desta forma, Manoel da Cruz faz um trabalho especial para que seu pugilista não entre pressionado na Copa Éder Jofre.
“Vamos tentar fazer o que aprendemos. O Marcelo tem menos tempo de carreira que a maioria dos lutadores. Estamos focados no Pan, mas, caso não aconteça a convocação, estaremos torcendo da mesma maneira para os brasileiros”, avisou Manoel da Cruz.
Acompanhe abaixo os atuais representantes – titulares e reservas – da seleção brasileira:
48 kg – Paulo Carvalho e Julião Neto
51 kg – Robenilson Vieira e Giliard Paulino
54 kg – Robson Conceição e James Dean Pereira
57 kg – Davi Souza e Helder Oliveira
60 kg – Everton Lopes e Caio Calmon
64 kg – Myke Carvalho e Eduardo Pereira
69 kg – Pedro Lima e Yamaguchi Falcão
75 kg – Glaucelio Abreu e Elber Passos
81 kg – Washington Silva e Robson Fonseca
91 kg – Rafael Lima e Cássio Humberto
+91 kg – Marcelo Nascimento e Gidelson Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário