O gigante russo Nicolay Valuev, de 2,13 metros, pode ficar a duas vitórias do lendário recorde de Rocky Marciano, se vencer hoje, no Porsche-Arena, em Stuttgart, Alemanha, o usbeque Ruslan Chagaev. Estará em jogo o cinturão dos pesos pesados, versão Associação Mundial de Boxe.
Valuev soma 46 vitórias, com 34 nocautes. Rocky Marciano, campeão entre 1952 e 1955, pendurou as luvas sem derrota. Foram 49 vitórias, com 43 nocautes.
"Estatísticas não são importantes para mim. Mas é lógico que ficarei honrado em quebrar uma marca de uma lenda como Rocky Marciano", disse o pugilista russo.
Valuev, de 33 anos e 144,7 quilos, defende o cinturão pela quarta vez. E para os críticos será a sua luta mais difícil. O canhoto Chagaev, de 28 anos, está invicto, após 23 lutas, com 22 vitórias e um empate. E mostra otimismo, apesar da enorme diferença de tamanho.
"Posso vencer. Já venci outros favoritos", disse Chagaev, mede 1,85 metro e pesou 103,5 quilos. No amadorismo, ele superou por duas vezes o mitológico cubano Felix Savón, tricampeão olímpico e hexa mundial.
O ucraniano Wladimir Klitschko, campeão pela Federação Internacional de Boxe, cotado para ser o próximo adversário de Valuev, caso o russo vença hoje, não demonstra confiança em Chagaev, cujo estilo inspira os críticos a apelidá-lo de "Tyson Branco".
"Não vejo muitas alternativas para Chagaev", disse Klitschko, que luta em 7 de julho, diante do norte-americano Lamon Brewster, na Alemanha, de quem perdeu em 2004, por nocaute no 5º round.
A imprensa norte-americano abomina a possibilidade de ver Valuev quebrar a marca de Rocky Marciano. Sem um grande nome na principal categoria do boxe, a esperança dos críticos dos EUA é que o veterano Evander Holyfield, aos 44 anos, possa derrubar o gigante russo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário