segunda-feira, 9 de abril de 2007

Luta de Popó valerá a unificação de títulos!

A luta do dia 28 de abril de Popó nos Estados Unidos valerá o título unificado do peso leve da Associação Mundial de Boxe (AMB) com a Organização Mundial de Boxe (OMB). A confirmação veio da primeira entidade, que antes colocara empecilhos na intenção do brasileiro de disputar com o mexicano Juan Diaz, atual campeão da AMB.
A Associação, apesar do mexicano ter combate acertado com Popó, realizou na última segunda-feira leilão para a próxima luta de Diaz. Segundo a entidade, ele teria que defender antes seu título com o tailandês Prawet Singwancha.
O leilão realizado no Panamá teve como única pretendente a Golden Boy Promotions, de Oscar de La Hoya, que conquistou o direito de ser a promotora de Díaz x Singwancha, em junho. Mas como o combate de Popó estava agendado para 28 de abril, seria praticamente impossível a disputa do cinturão em junho.
Foi necessário, então, o entendimento entre a AMB, a Golden Boy, a Simpson Lewkowicz - que representa o tailandês - e o famoso empresário Don King (que cuida da carreira de Juan Díaz) para que a luta tenha validade pelo título da Associação e não apenas pela da OMB.
A decisão do brasileiro de marcar a luta contra Diaz veio depois da fracassada tentativa de unificar o título da OMB com o do Conselho Mundial de Boxe (CMB) - considerada a entidade mais importante do esporte no mundo. Por causa de problemas de marketing e mal entendidos com o campeão Casamayor e o campeão interino David Diaz, os combates não foram realizados.
Em outubro de 2006, Popó, com 30 anos, anunciou sua aposentadoria dos ringues. Um mês depois, o pugilista viu a chance do título do CMB e desistiu, voltando a treinar.
Popó está desde o começo de março treinando para a luta com Diaz em Porto Rico. O técnico paraense Ulisses Pereira, que cuida do pugilista ao lado do técnico porto-riquenho Oscar Suarez.

Nenhum comentário: